quarta-feira, 19 de junho de 2013

[PES 2014] Analise: Goleiros, alguns bugs e torcida mais ou menos?

Do gameplay de Pro Evolution Soccer 2014 apresentado na E3 até seu lançamento em definitivo, muita água ainda irá rolar por debaixo da ponte. É comum críticos afirmarem que pouca coisa mudou além de gráficos mais sensíveis e bonitos e uma tonelada de bugs. Também é comum encontrar gente que duvide que Pro Evolution Soccer 2014 tenha sido construído do zero a partir de adaptações e modificação da Fox Engine para a franquia.


A resenha abaixo é do australiano Lennon (Noizu) Iha, colaborador da revista japonesa de games Dengeki, maior rival da Famitsu, a mais famosa e influente revista de games do Japão e que há alguns anos atrás teve de se desculpar publicamente apos um incidente envolvendo Hideo Kojima, Konami, Hirokazu Hamamura (ex-editor da Famitsu) e o jogo Metal Gear Solid: Peace Walker, onde a Famitsu deu 40 em 40, nota máxima atribuída a um game e que no Japão, vira uma obrigação comprar jogos recomendados pela Famitsu. Quem desvendou o caso foi Brian Ashcraft da Kotaku USA.

Fala Ilha-San:

"Tive o prazer de testar por algumas vezes na E3 a primera demo de Pro Evolution Soccer 2014, mais pela curiosidade em ver a nova engine em ação do que qualquer outra coisa. Muitas das promessas que se arrastaram durante todo o período de produção de Pro Evolution Soccer 2014 não se concretizam. Se o visual impressiona, a torcida pode empolgar e as opções de customização aumentaram, o jogo deixa muito a desejar em sua fluidez.

Após a quarta partida entre Bayern e Santos (cada uma de 5 minutos) eu já dominava os controles e achava brechas e cheats que certamente irritarão os gamers. Mesmo ajustando a equipe por setores, na maioria dos casos o atacante sempre leva a melhor. Ache as posições corretas no campo e chute sem medo que é gol na certa, não importa o quanto você se esforce para corrigir ou tentar entender a falha.

O jogo corre fluido em imagens e suas transições mas sofre com trombadas bizarras, movimentos estranhos, jogadores que simplesmente ficam parados enquanto o adversário caminha livre para o confronto com o goleiro e para piorar a situação, as reposições de bola são grotescas, tanto em laterais como com os goleiros.


Os goleiros estão claramente mais ágeis mas os movimentos são epiléticos. As defesas são estranhas a ponto de causar riso e não acho que a Konami tenha feito isso de propósito. Quando no comando do goleiro, solto a bola das mãos para o chão para ajeitá-la e dar um bico para frente, o goleiro simplesmente erra a bola e fica parado. Numa reposição de tiro de meta a bola sai fraquinha e pega minha defesa toda desarmada, mesmo jogando com os líberos presos.

O Gustavo está quase no ataque e o Boateng na lateral direita fazendo sabe-se deus o quê. Tomei quatro ou cinco gols assim e mesmo pausando e tentando corrigir o problema, ele voltava a se repetir. Mudei para o Santos para ver se o bug era apenas com o Bayern mas o problema voltou a se repetir e ainda encontrei outro bug de morrer de rir, um cara ao meu lado me olhava bravo, cara de latino, falando inglês com forte sotaque espanhol, que aquilo ainda era uma demo e ajustes seriam feitos até o lançamento. Agradeci a informação e passei a ignorá-lo já que a cada bug ele queria justificar para mim a razão do problema.

Joguei apenas mais uma partida pois o cara só faltou tomar o joystick da minha mão e desligar o terminal do jogo.

Nessa última partida, eu com o Santos e um outro cara ao meu lado com o Bayern, ao levar o segundo gol a câmera mostra as arquibancadas com a torcida do time brasileiro já deixando os assentos, isso com 11 minutos de jogo. Também vale lembrar que o segundo gol sofri numa cobrança de lateral dele onde meu goleiro saiu desesperado e desajeitado do gol.

Meu oponente só teve o trabalho de rolar para o meio da área e o Robben entra caminhando no meu gol com bola e tudo. Mesmo apenas empurrando a bola para as redes, ao tocá-la, a bola retorna ao campo como muita força, como se o atacante do Bayern tivesse dando um chute violento contra as minhas redes.

Para finalizar, não consegui fazer meus goleiros recuarem e darem o bote nos pés do atacante como é possível em FIFA. A cada drible desconcertante do ataque, meu gol ou o do adversário ficavam sempre a mercê do atacante.

Para quem chegou a E3 sedento de ver PES de volta a seus bons tempos sofreu com a decepção e com bugs difíceis de serem corrigidos até o seu lançamento. Quando a Konami decidiu numa ultima cartada fazer uso dos truques de Hideo Kojima para tentar ressuscitar Pro Evolution Soccer, era sabido que a aposta era arriscada. Se visualmente o jogo ficou lindo, a participação da torcida empolga (embora as vezes peca pelos excessos e pareça inspirada no vídeo Thriller do Michael Jackson) e as novas licenças prometiam um leque maior de opções e diversão, a engine se mostrou incapaz de "compreender" os movimentos do futebol.

Não vale aqui ser injusto com a Konami e já de cara afirmar que Pro Evolution Soccer 2014 é um jogo tão ruim quanto FIFA 2006. Talvez o pior game de futebol lançando entre as duas competidoras pois FIFA 2006 foi uma catástrofe. Mas se a Konami não corrigir esses e tantos outros bugs que tomariam horas de sua leitura se eu aqui os expusesse, será mais sábia em lançar Pro Evolution Soccer 2014 herdada de Pro Evolution Soccer 2013 como as primeiras tech demos mostravam.

PES 2013 é um bom jogo, corrigindo os bugs defensivos da linha de impedimento, as estatísticas absurdas de alguns jogadores e o uso da nova engine para incrementos gráficos e teremos uma grande jogo, que manterá seus fãs de longa data (embora não lhe trará novos) e lhe dará tempo para testar o atual produto na nova geração de consoles que estranhamente ainda não teve inicio por parte da equipe que desenvolve o jogo. Um sinal ruim!


Oque Ilha falou é real, Gameplay acima não era "ao vivo" e sim uma simulação pré-programada. Ele estranhou o fato de que em determinados momentos, Masuda sequer pressionava qualquer botão do joystick em suas mãos e mesmo assim o jogo alternava movimentos que dependiam da ação do jogador como invertidas de bola, saídas do gol, tiros de meta e laterais.

Fica comprovado o que Iha diz na foto abaixo: a seta mal feita por mim indica a tentativa de pedido de tempo/pausar o jogo e com ele a informação que já havia sido esgotado os 120 segundos disponíveis para isso, e no gameplay normal abaixo apresentado, esse tempo já está esgotado. Em suma, o gameplay é fake.


Lembrando que não é totalmente confirmado isso, mas sabemos que a Konami não tem uma boa fama na questão "corrigir erros". Esperamos que seja um ótimo e lendário PES! PesNews está aqui para trazer todas as informações e tudo sobre PES!

#unidosporPES




Compartilhe : :
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 

PESNEWS Todos os direitos reservados.